Rede de Bibliotecas

Com uma proposta de inovar a visão e a forma como as bibliotecas atuam nas comunidades, a Sabic procura representar em suas unidades de extensão, um ambiente que vai além da oferta de livros, disponibilizando atividades culturais, incentivando iniciativas coletivas, proporcionando debates sobre questões sociais e estimulando ideias inovadoras que promovam a integração e o protagonismo da comunidade.
foto%2525252039_edited_edited_edited_edi
Biblioteca Comunitária São José de Calasanz

Localizada na região nordeste de BH, a iniciativa de criação da Biblioteca Comunitária São José de Calasanz nasceu com um antigo sonho de levar o mundo da leitura a todas as crianças, adolescentes e adultos do bairro Maria Goretti e entorno.

 

Em 2010, com a inauguração do Centro Cultural São José de Calasanz, o sonho de concretiza: a biblioteca se transforma no espaço facilitador do acesso aos livros pela comunidade incentivando assim, o gosto e a prática da leitura. A partir de 2019 a Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias - Sabic assume a gestão da Biblioteca Comunitária São José de Calasanz e passa a compor o quadro da rede de bibliotecas geridas pela Sabic.

Biblioteca Comunitária Vale do Jatobá

Localizada na região do Barreiro, em Belo Horizonte, a Biblioteca Comunitária Vale do Jatobá nasceu da necessidade dos moradores das comunidades da região que não dispunha de um equipamento cultural e literário de acesso público. A Sabic, preocupada com a promoção do livro, da leitura, da literatura e da cultura, identificou essa demanda da população local e implanta a Biblioteca Comunitária Vale do Jatobá que integra o quadro de bibliotecas geridas pela Sabic.

 

A Biblioteca Comunitária Vale do Jatobá oferece para seus leitores  programação cultural por meio de exposições literárias, rodas de leitura, contação de histórias, entre outras atividades.

Biblioteca Comunitária da Pedreira

Em processo de implantação, com inauguração prevista para 2021, mais uma unidade de extensão da Sabic, em parceria com a Paróquia Jesus Missionário, será estabelecida na região Oeste de BH. Essa biblioteca comunitária terá como causa ser instrumento de mobilização e transformação social por meio de atividades de incentivo à leitura e à cultura, proporcionando uma experiência prática de ressignificação do espaço da biblioteca dentro da comunidade, a fim de promover a educação, a inclusão, o empoderamento e a formação de uma identidade cultural.

O nome oficial da biblioteca comunitária encontra-se em processo de escolha junto à comunidade.