Democratização da leitura

Ao contrário do que muitos pensam, o maior desafio das bibliotecas comunitárias não é constituir acervos ou viabilizar a estrutura material necessária. O desafio mais significativo, comum a todas as bibliotecas, está no campo da mobilização cultural. Apenas o atendimento para empréstimo de livros não é garantia de alcance da democratização da leitura almejada pelas bibliotecas: é preciso mobilizar as pessoas para que acessem os livros e, para além disso, se envolvam de forma ativa com experiências de leitura e de produção de textos.

Conheça aqui algumas iniciativas desenvolvidas pela Sabic para a democratização da leitura nas comunidades periféricas de Belo Horizonte:

Leitura Compartilhada - Clube de Leitura

Leitura Compartilhada é um convite para adentrar o universo literário, mergulhar nas possibilidades sensoriais da escrita e aprender mais sobre o desconhecido. Os encontros acontecerão mensalmente, em um formato online, e apresentarão diferentes abordagens de estudo das obras selecionadas, valendo-se de debates, leituras guiadas, aprofundamento sobre temas pertinentes e paralelos importantes para uma melhor absorção das histórias apresentadas.

Lá vem histórias... Leitura e Narração de Histórias
 

Narração e leitura de histórias,  aproximando crianças, adolescentes, e o público em geral, do universo literário, contribuindo para a formação de leitores. As exibições acontecerão mensalmente, em formato online, no canal do Youtube da Sabic.

Tecendo laços de leitura em família

A leitura tem o poder de criar laços, e a Sabic convida você a embarcar nessa aventura com a sua família! A Sabic emprestará, de acordo com a disponibilidade de material, kits com um livro, um boneco de pano, e um Diário de Leitura. O intuito é que toda a família se reúna e aproveite a história, divirta-se com o boneco e registre esta experiência no diário confeccionado especialmente para receber as impressões dos grandes e pequenos. Nele, podem ser escritas mensagens, comentários, desenhos ou recados por toda família.