Origem e atuação

sabic-galeria-6.jpg

Há 15 anos, surge a Sabic - Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias, a partir de uma ação da sociedade civil em prol da leitura nas comunidades das periferias por meio de um processo de mobilização das bibliotecas comunitárias para a atuação em rede.

 

Desde sua fundação a Sabic atua junto às populações carentes em vulnerabilidade sociocultural, articulando, apoiando e promovendo ações de incentivo à leitura. Alinhada às diretrizes propostas por entidades de referência nacional e mundial tais como, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, UNESCO e ONU, a Sabic tem sua prática pautada na redução das desigualdades de oportunidade no acesso ao conhecimento, à literatura e à cultura, na valorização da identidade e da cultura local, na realização de atividades inclusivas e no empoderamento das minorias.

A Sabic apoia as bibliotecas comunitárias em sua busca pela sustentabilidade, formando e dando suporte a agentes locais na arrecadação e gestão de acervos; na estruturação do atendimento aos usuários; e, sobretudo, na construção de estratégias de dinamização cultural local. Fomenta e dá suporte à implantação de atividades artísticas e culturais, promovendo a integração das bibliotecas comunitárias com seu entorno, com as instituições representantes da sociedade civil organizada e com o poder público.

As ações de incentivo à leitura desenvolvidas pela Sabic vão ao encontro com as atuais diretrizes do Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas de Belo Horizonte que tem como objetivo levar a leitura para o dia a dia da população e ampliar equipamentos culturais que promovam o livre acesso aos acervos literários por toda cidade de Belo Horizonte.

 

A ideia do leitor em ação, criando e recriando práticas poéticas, está no cerne dos projetos da instituição. O princípio é que todos podem experimentar possibilidades variadas: a literatura é uma atividade em que todos os envolvidos criam, cada um à sua maneira. Outro ponto focal dos projetos da Sabic é o fomento a que as bibliotecas sejam polos irradiadores de cultura comunitária.

Próximos eventos:
Leitura Compartilhada 
Clube de Leitura
07/01/2021

Imagine um clube de leitura que promova o encontro de leitores de uma mesma obra para expressarem suas reflexões e experiências sobre ela, explorarem seu gênero literário  e conhecerem autores e livros afins. 

Esses encontros de Leitura Compartilhada acontecerão mensalmente em formato online. Neles, serão apresentadas diferentes abordagens de estudo de obras selecionadas, valendo-se de debates, leituras guiadas, aprofundamento sobre temas pertinentes e paralelos importantes para uma melhor absorção das histórias apresentadas.

Leitura Compartilhada é um convite para adentrar o universo literário, mergulhar nas possibilidades sensoriais da escrita e aprender mais sobre o desconhecido. Vamos nessa?!